Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
MAIS DE 45 ANOS DE EXPERIÊNCIA

Institucional

Fundada em 1977, a Silenkar dedica-se com excelência ao mercado de sistemas de exaustão para máquinas agrícolas e off road através da produção, projeto e comercialização de silenciosos, tubos de escape e catalisadores. Está empenhada em criar novas tecnologias que atendam de forma plena às necessidades dos clientes por meio de projetos personalizados, sob demanda e que contribuam para melhoria do meio ambiente.

A Silenkar é uma empresa familiar e o foco da sua gestão torna os seus resultados e soluções cada vez mais otimizados. Sua missão é ser referência para sistemas de exaustão, com produtos e serviços de qualidade.

Na Silenkar, somos movidos pelo compromisso de ter um impacto positivo no mundo e esperamos continuar a fornecer soluções que beneficiem os nossos clientes.
Competência e capacidade técnica

Visão geral

Capacidade produtiva de 15.000 peças por turno/mês.

Área construída de 5.400 m².

Atualmente possui mais de 100 colaboradores

Componentes e peças atualmente fabricados: silenciadores, catalisadores e tubos de escape.

Realização de testes de ruído, FEA, CFD, contrapressão, fadiga, estanqueidade, análise de vibração.

TIMELINE

histórico

1977
A empresa foi fundada como MK Metalúrgica Kirchhof Ltda, numa área de 200 m².
1978
A MK Metalúrgica Kirchhof Ltda. em busca de novas alternativas de mercado, adquiriu a Silenkar escapamentos e iniciou a fabricação de 9 modelos de escapamentos, com uma produção de 300 peças por mês.
1980
A SILENKAR constrói sua 1ª dobradeira de tubos, de acionamento mecânico e capacidade de até 2 ½
1986
A SILENKAR faz sua primeira grande expansão, investido em uma área de 10.000 m2 no Distrito Industrial de Santa Maria, com a finalidade de ampliar sua sede.
1991
A empresa transfere a sua sede para o Distrito Industrial. Com essa melhoria, houve um crescimento de 26% na produção de peças, totalizado neste ano a fabricação de 56.700 peças.
1994
A SILENKAR é agraciada com Prêmio Mérito Industrial no Setor Metal Mecânico de Santa Maria, oferecido pela CACISM
1995
A SILENKAR conquista o Prêmio Talentos Empreendedores da Região Centro Oeste da modalidade indústria, oferecido pelo SEBRAE. Foi o reconhecimento da comunidade empresarial ao seu dinamismo e suas competências. Há a implementação do conceito de qualidade total. Essa visão estratégica direciona ainda mais o foco no cliente.
1999
A dedicação com a qualidade é consolidada com a conquista da certificação ISO 9001 pela DNV Det Norske Veritas. Além disso, o comprometimento com o cliente é reafirmado com a criação do setor especializado de atendimento ao cliente e pós-vendas.
2000
A SILENKAR inicia o fornecimento de escapamentos para o mercado OEM (fabricante original de equipamentos) de máquinas agrícolas, com os primeiros clientes AGCO e Agrale
2009
Dentre as várias mudanças implementadas neste ano, houve alteração no quadro societário da empresa e a reestruturação estratégica de negócio, que fez com que a empresa atuasse exclusivamente no mercado OEM de máquinas agrícolas.
2010
A empresa investe na montagem de um laboratório de acústica, com simulações de ruído e de contrapressão. Em parceria com a UFSM, atua como apoiadora do Grupo de Pesquisa em Motores Combustíveis e Emissões (GPMOT), investindo no laboratório de controle de emissões.
2013
A SILENKAR investe e inaugura sua nova e moderna sede no Distrito Industrial, saindo de uma área construída de 2.100 m² para uma nova área de 3.000 m² de área construída.
2015
Foi realizado investimento em célula de solda robotizada para melhoria de processo.
2020
Houve investimento em ampliação de 1.600 m² no setor produtivo, proporcionado uma melhora no layout. A partir desse momento, a empresa conta com dois pavilhões no setor produtivo. No setor de engenharia de produto, foram iniciadas análises de computer fluid dynamics (CFD).
2022
Foi finalizado o processo de ampliação em mais 800m² do segundo pavilhão produtivo. Foram feitos mais investimentos no setor de engenharia de produto, com a criação do laboratório químico e laboratório de análise de solda. A Silenkar inicia o fornecimento do primeiro projeto de pós-tratamento de gases de exaustão junto a seus clientes.
sILENKAR

video institucional

Reproduzir vídeo
sILENKAR

galeria de imagens

pt_BRPortuguese